R. General Renato Paquet 199
BL 2, 708
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22793-060
Tel: (21) 2431-1746
Fax: (21) 2431-1747
Cel: (21) 96016-2627
Uma brasileira recorreu às redes sociais para relatar sua experiência –nada agradável– com o Airbnb, serviço online de aluguel temporário de imóveis. Natalia Vasconcelos Oliveira teria recorrido à plataforma para encontrar um apartamento para hospedá-la durante sua participação na Maratona de Berlim, na Alemanha. Mas a decisão, segundo ela, acabou rendendo um prejuízo somado em mais de 12 mil euros (cerca de R$ 48 mil).
Ela, então, questionou o Airbnb sobre seguro, mas não obteve resposta. Ao UOL Tecnologia, a empresa afirmou que só tem seguro para o anfitrião que oferece o apartamento e que prejuízos causados aos inquilinos são avaliados caso a caso.
“Entraram no apartamento e levaram todos os itens de valor. Um prejuízo somado em mais de 12 mil euros. Deixaram algum dinheiro e todos os documentos. Acredito eu para que não fosse preciso contatar as autoridades e o roubo tomasse dimensões maiores”, descreveu a jovem no post publicado no Facebook, que, em menos de 24 horas, alcançava 10 mil curtidas e quase 11 mil compartilhamentos.
De acordo com Natalia, o apartamento não tinha sinal de arrombamento e o autor do crime teria selecionado apenas os itens de valor, tais como bolsas, roupas, óculos e pashminas (lenços). “Ao contatar o ‘agente’ indicado pela Airbnb, este nos informou que esteve no apartamento a tarde, para checar o Wi-Fi – horas antes do roubo”, aponta a brasileira, que acrescentou não tinha avisado que o aparelho não estava funcionando. “Sua única resposta, sem nenhuma preocupação, foi: entre em contato com a Airbnb e peça o seguro.”
Natália disse ter registrado um boletim de ocorrência na polícia local e contatado o site. “Para nossa surpresa, a Airbnb demorou 2 semanas para dizer que ‘sente muito’, mas que não há nada que eles possam fazer”, enfatizou com indignação. O arrombamento ocorreu no dia 26 de setembro de 2015. A brasileira viajava ao país junto com outros três amigos.
O Airbnb informou oferecer um programa de Garantia ao Anfitrião, que cobre até US$ 1 milhão (cerca de R$ 3,7 milhão) em danos causados pelos hóspedes à propriedade. Não há, no entanto, nenhum suporte pré-estabelecido aos hóspedes que possam vir a ter prejuízos com a acomodação. Esses casos, segundo a assessoria de imprensa da empresa no Brasil, são mais raros e analisados isoladamente.
Sobre a experiência de Natália o site disse: “Nós temos uma equipe dedicada a Confiança e Segurança, com mais de 250 pessoas, que correm contra o tempo para proteger a nossa comunidade. Esse caso está sendo cuidadosamente investigado e nossa equipe já está em contato com a hóspede para dar o suporte necessário no ocorrido.”
Fonte: CQCS