Confira as dicas do Detran RJ.
Ande legal:
-
Porte sempre a sua Carteira Nacional de Habilitação e a documentação da moto atualizada.
-
Transporte crianças somente maiores de 7 anos de idade. E, lembre-se, motocicletas e ciclomotores possuem apenas dois lugares, assim as crianças não devem ser colocadas entre dois adultos.
-
Para conduzir ciclomotores (veículo de até 50 cilindradas que não exceda 50 Km/h) é necessário ser maior de 18 anos e possuir a Autorização para Conduzir Ciclomotores - ACC, expedida pelo DETRAN.
Cuide de sua moto:
-
Garanta sua segurança, mantenha sua moto bem regulada e em ótimo estado de funcionamento. Verifique com frequência os estados das luzes e pneus.
Previna-se:
-
Utilize o capacete e certifique-se de que o passageiro também o faça. A não utilização desse equipamento, além de agravar a situação em caso de acidente, acarreta penalidades de suspensão do direito de dirigir e a de multa.
-
Para proteger sua visão, trafegue sempre com a viseira abaixada ou óculos de proteção.
-
Use roupas claras para ser visto com mais facilidade pelos demais condutores.
Circule com atenção:
-
Oriente o passageiro a movimentar-se como você. Em curvas, por exemplo, se você inclinar o corpo para a direita, ele deverá fazer o mesmo, visando ao equilíbrio da motocicleta e à segurança de ambos.
-
Nunca pilote com sono ou cansado, nem sob efeito de álcool ou de outras substâncias que possam prejudicar seus reflexos.
-
Jamais utilize o celular ao conduzir a motocicleta.
-
Circule com o farol aceso, inclusive durante o dia.
-
Trafegue pelo lado direito da via e não divida a mesma faixa com outros veículos.
-
Ao trafegar pelo corredor, reduza a velocidade. Adote um compromisso com a vida.
-
Preste atenção nas condições da pista (areia, óleo, água, buracos, etc).
-
Fazer ziguezague é imprudência, além de cometer infração de trânsito aumenta o risco de acidentes.
-
Mantenha as duas mãos no guidom.
Ultrapasse com segurança:
-
Antes de efetuar uma ultrapassagem, verifique se há possibilidade para a manobra. Uma ultrapassagem mal calculada pode gerar situações de alto risco e até mesmo em acidentes.
-
Ultrapasse pela esquerda, em locais onde seja permitido e haja boa visibilidade.
-
Sinalize sua intenção com antecedência.
-
A ultrapassagem só deve ser realizada quando houver, realmente, necessidade de realizá-la, obedecendo sempre às normas de segurança.
Lembre-se: Você não conta com a proteção de uma carcaça como os carros e caminhões, por exemplo. Por isso, quanto mais prudente for, mais seguro estará. Respeite as regras de circulação estabelecidas para motocicletas e também o espaço dos demais veículos e dos pedestres. Seu compromisso com um trânsito mais pacífico e humano ajuda a salvar vidas!
Fonte: Detran RJ