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Sportage, Cerato, Magentis, Opirus, Mohave e Carnival estão envolvidos em falha na luz de freio.
A Kia anunciou hoje o recall de 23.318 unidades de vários de seus modelos devido a um problema no funcionamento do interruptor das luzes de freio. O defeito pode ocasionar a desativação do piloto automático do veículo ou, ainda, implicar o não acendimento das luzes de freio quando o pedal for pressionado. De acordo com a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), a falha pode apresentar risco de acidente com danos físicos aos ocupantes e terceiros.
Os modelos envolvidos são Kia Sportage 2010/2011, Cerato 2009/2010, Magentis 2007 a 2010, Opirus 2007/2008, Mohave 2008 a 2011 e Carnival 2006 a 2010. De acordo com a montadora, a campanha de chamamento dos clientes será iniciada em 21 de outubro.
Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio do telefone 0800 77 11011, ou pelo site www.kia.com.br. Confira abaixo os números de chassi.
Sportage: 042880 a 144957
Cerato: 044301 a 882890
Magentis: 175104 a 423510
Opirus: 145877 a 181065
Mohave: 001088 a 071004
Carnival: 144786 a 37669
Histórico de recalls
É a segunda vez neste ano que que a montadora coreana realiza um recall devido ao problema no interruptor das luzes de freio. Em abril, a marca chamou mais de 24 mil unidades. Na ocasião, Soul, Carens, Carnival e Sorento estavam envolvidos.
No início deste mês, a Hyundai (marca do mesmo grupo) anunciou a ampliação de um recall anunciado em março deste mesmo ano por conta do mesmo problema. A falha abrangiu 89 mil veículos i30, ix35, Azera, Tucson, Santa Fe e Veracruz.
Gravidade
Problemas em sistemas elétricos de veículos foram responsáveis por 7,14% de todos os chamados registrados pelo PROCON entre 2002 e o primeiro semestre de 2013. Essa falha ficou atrás somente de problemas com airbags (21,43%) e no sistema de combustível (10,71%).
Em uma escala que combina avaliações de Francisco Satkunas, diretor conselheiro da SAE Brasil, e de Dirceu Rodrigues Alves Junior, chefe do departamento de medicina de tráfego ocupacional da ABRAMET, e que varia entre grave, muito grave e gravíssimo, as panes em componentes elétricos em um carro costumam representar grave potencial de danos ao carro e baixo risco à saúde dos passageiros. Isso porque, diferentemente de falhas no sistema de freios ou airbags, esses problemas dificilmente são causadores de graves acidentes ou deixam de proteger os passageiros. Além disso, é possível diagnosticar a falha antes que ela cause algum tipo de acidente.
No entanto, problemas no acionamento do interruptor das luzes de freio, registradas em veículos da Kia e da Hyundai, por exemplo, podem fazer com que outros veículos não notem que o carro com defeitos está freando. Nesse caso, o potencial de acidentes aumenta. Além disso, panes como as registradas no Honda Fit, que atingem os interruptores dos vidros elétricos, representam risco de incêndio, caso haja contato do sistema elétrico com água, por exemplo.
Em reportagem feita por Autoesporte, especialistas em direito do consumidor afirmaram acreditar que o grande número de recalls registrados nos últimos anos aponta que a indústria automotiva pode estar adotando pouco rigor para evitar falhas em seus produtos.
Fonte: Auto Esporte